Usando cobras para monitorar
a radiação de Fukushima

Cobras ajudam cientistas a monitorar radiação de Fukushima

Dez anos após um dos maiores acidentes nucleares da história um estudo da Universidade da Geórgia mostrou que a contaminação radioativa na Zona de Exclusão de Fukushima pode ser medida por meio de suas cobras residentes.

As descobertas da equipe, publicadas na revista Ichthyology & Herpetology, relatam que as cobras-rato são um bioindicador eficaz de radioatividade residual. Como as cobras passam muito tempo dentro e fora do solo, elas são um bom indicador da poluição ambiental do solo.

Cientistas no Japão equiparam nove cobras-rato japonesas ( Elaphe climacophora  e  E. quadrivirgata ) com dispositivos de rastreamento com dosímetros, ferramentas de medição de radiação, para medir a radioatividade em Fukushima e arredores, quase 10 anos após o tsunami e o desastre nuclear atingir o Japão.

Os pesquisadores colocaram os transmissores na parte traseira das cobras. A fita foi inicialmente colocada em torno das cobras. Em seguida, supercola foi usada para garantir que os transmissores estivessem presos à fita. Isso permitiu que os transmissores fossem facilmente removidos dos animais na conclusão do estudo.

Os pesquisadores equiparam as cobras com o equipamento para determinar como os répteis estão respondendo à radioatividade nos habitats em que vivem. Eles escolheram as cobras porque acreditam que os répteis são o animal perfeito para determinar a saúde do ecossistema devido ao colapso da usina de Fukushima em 2011. As cobras também são predadoras e presas, então a radiação pode ser medida para cima e para baixo na cadeia alimentar.

Descobriram que 80% da exposição à radiação desses répteis veio do solo, árvores e plantas, e 20% veio das presas que eles consumiram. O que os pesquisadores não determinaram foi qual efeito, se houver, a radiação teve nas cobras.