Por que as plantas de Chernobyl não morreram com a radiação?

Após o acidente nuclear de Chernobyl em 1986, a região ao redor da usina foi evacuada e ficou abandonada por muitos anos. Isso permitiu que a natureza se recuperasse e se ajustasse às altas doses de radiação presentes no local. Algumas plantas e animais se mostraram capazes de sobreviver e até mesmo prosperar nas condições adversas criadas pelo acidente.

A radioatividade das áreas contaminadas não impediu o crescimento de plantas na região!

A parede celular vegetal também possui um papel importante na sobrevivência das plantas: ela ajuda a barrar a disseminação das células mutadas pela radiação.  A vegetação é naturalmente propícia a lidar com mutações genéticas, e ainda desenvolve mecanismos para se proteger da radiação.

Observa-se que essas plantas demonstram a capacidade de lidar com quantidades elevadas de radioisótopos. Essas características de superação são essenciais para o estudo do desenvolvimento de métodos de biorremediação de radioatividade e aproveitamento de áreas agrícolas contaminadas.

Cientistas já documentaram que as plantas contaminadas pela radiação têm expressão diferencial de proteínas importantes, como as associadas à defesa, divisão e crescimento celular, remediação de metais pesados e metabolismo.