O Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), em experimento, produziu mais energia de fusão do que a energia laser usada para causar a reação

O Departamento de Energia – USA – conquista a ignição por fusão no Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL) – um grande avanço científico.

O experimento do LLNL ultrapassou o limiar de fusão ao fornecer 2,05 megajoules (MJ) de energia ao alvo, resultando em 3,15 MJ de produção de energia de fusão, demonstrando pela primeira vez uma base científica mais fundamental para a energia de fusão inercial (IFE).

A fusão é o processo pelo qual dois núcleos leves se combinam para formar um único núcleo mais pesado, liberando uma grande quantidade de energia.

Para criar a ignição por fusão, a energia do laser da National Ignition Facility é convertida em raios-X dentro do hohlraum*, que então comprime uma cápsula de combustível até implodir, criando um plasma de alta temperatura e alta pressão.

* Em termodinâmica de radiação, um hohlraum é uma cavidade cujas paredes estão em equilíbrio radiativo com a energia radiante dentro da cavidade.

Créditos: LLNL – Laboratório Nacional Lawrence Livermore

Saiba mais | acesse a fonte: