Trens movidos a energia nuclear quase existiram

O conceito de trens movidos a energia nuclear surgiu na década de 1950, com benefícios potenciais, incluindo eficiência econômica, emissões mais baixas de carbono e transporte de longa distância, a criação de um trem atômico era uma aposta para o futuro.

Na década de 1950, o professor de física da Universidade de Utah, Dr. Lyle B. Borst e seus alunos tiveram uma ótima ideia que resultou no X-12, uma locomotiva movida a energia nuclear desenvolvida em colaboração com a Associação das Ferrovias Americanas e várias indústrias.

A locomotiva conceito X-12 foi projetada para operar continuamente por vários meses. Planejada para ser alimentada por um reator cilíndrico alimentado por urânio-235.

Com cerca de 50 metros a locomotiva pesaria aproximadamente 365 toneladas sendo que 200t seria para o escudo protetor da radiação do reator.

Na União Soviética, trens atômicos também estavam sendo projetados e a URSS anunciou, em 1956, que pretendia construir trens movidos à energia nuclear.

Se sabe que outros países também começaram a se interessar. No final de 1956, a Alemanha Ocidental fez planos para uma locomotiva atômica de 35 metros e 175 toneladas usando um reator refrigerado a hélio.

Após 1960 o interesse praticamente desapareceu, depois de Borst, quase todos os estudos terminaram com a conclusão de que uma locomotiva atômica provavelmente seria insegura e certamente antieconômica.

Atomic-Skies.blogspot

LIFE Magazine June 21, 1954 Pg… 78 SCIENCE: The Atomic Locomotive