Imagem: Song Kunyang/Xinhua
Primeira usina nuclear de 4ª geração
do mundo entra em operação comercial
na China-Xinhua
A primeira usina nuclear de quarta geração do mundo, a usina Shidaowan com reator refrigerado a gás de alta temperatura (HTGR), entrou oficialmente em operação comercial. O projeto, localizado na Província de Shandong, é uma colaboração entre o China Huaneng Group, a Universidade Tsinghua e a China National Nuclear Corporation. O HTGR é um tipo avançado de reator que representa a tecnologia de energia nuclear de quarta geração.
O reator é projetado para manter um estado seguro e evitar um derretimento ou vazamento de materiais radioativos, mesmo no caso de perda completa da capacidade de refrigeração. Mais de 500 empresas participaram do projeto. A construção da usina nuclear HTGR Shidaowan começou em dezembro de 2012 e gerou energia pela primeira vez em dezembro de 2021.
Os reatores nucleares são classificados em quatro gerações:
- I Geração: Protótipos, produzidos nas décadas de 50 e 60, foram dimensionados para fins de pesquisa.
- II Geração: São os primeiros reatores com valores comerciais, produzidos entre 1965 – 1996.
- III Geração: São os reatores que são produzidos até hoje e possuem maior eficiência energética comparado com os de II geração.
- IV Geração: usinas podem produzir energia em larga escala com bastante segurança e competitividade econômica. Estima-se que a capacidade de geração de energia será de 100 a 300 vezes maior que as tecnologias anteriores.
Os reatores da IV Geração são classificados em dois subgrupos: os reatores térmicos e rápidos. Os reatores térmicos utilizam nêutrons térmicos ou lentos e são mais eficazes na criação de isótopos mais pesados. Já os reatores rápidos utilizam nêutrons rápidos de actinídeos (grupo de elementos com números atômicos entre 88 e 104) em um ciclo de combustível nuclear, resultando em uma taxa de formação de combustível maior que sua taxa de consumo.
Saiba mais | acesse as fontes: