Imagem: Galeria de Fotos – JT-60SA (jt60sa.org)

Maior reator de fusão nuclear do mundo
é ligado no Japão

Um plasma tokamak foi alcançado no JT-60SA pela primeira vez em 23 de outubro, tornando-se o maior tokamak supercondutor operacional do mundo até hoje.
O resultado será analisado e a equipe continuará realizando mais testes durante as próximas semanas.

Uma cerimônia inaugurou oficialmente a JT-60SA em Naka no dia 01 de dezembro, com representantes e convidados do Japão e da Europa.

O JT-60SA é um experimento de fusão internacional conjunto que está sendo construído e operado pelo Japão e Europa, em Naka, Japão, usando a infraestrutura do experimento anterior JT-60. SA significa “super, avançado”, já que o experimento terá bobinas supercondutoras e estudará modos avançados de operação do plasma.

FOI concebida para apoiar o funcionamento do ITER*, seguindo um programa complementar de investigação e desenvolvimento, e para investigar a melhor forma de optimizar o funcionamento das centrais de fusão construídas após o ITER.

(*) International Thermonuclear Experimental Reactor – é um projeto de reator experimental a fusão nuclear baseado na tecnologia do Tokamak  (máquina experimental projetada para aproveitar a energia fornecida pela reação de fusão nuclear. Dentro dela, a energia produzida é absorvida em forma de calor pelas paredes do recipiente. Assim como uma usina convencional, uma usina de fusão nuclear usa esse calor para produzir vapor e eletricidade por meio de turbinas e geradores).

JT60SA.org

CNNbrasil.com.br