Proteção radiológica para pequenos reatores modulares
Proteção radiológica para pequenos reatores modulares foi foco na reunião do Conselho de Administração da ISOE
Na 33ª reunião do Conselho de Gestão do Sistema de Informação sobre Exposição Ocupacional (ISOE), realizada em Viena de 4 a 7 de dezembro de 2023.
O ISOE é um programa conjunto da Agência de Energia Nuclear (NEA) e da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que visa melhorar a proteção radiológica dos trabalhadores em usinas nucleares.
O Conselho de Gestão do ISOE é composto por especialistas que representam 77 operadores nucleares e 27 autoridades reguladoras de 31 países participantes.
– A reunião incluiu duas sessões temáticas sobre proteção radiológica ocupacional, focadas nos 13 objetivos estratégicos do ISOE para 2022-2026 e nos desafios e aspectos de radioproteção associados aos reatores modulares pequenos (SMR).
De acordo com a classificação da Associação Internacional de Energia Atômica (IAEA), pequenos reatores modulares (SMR) são definidos como reatores que produzem uma potência menor ou igual a 300 MWe. Deve-se notar que a maioria dos reatores comerciais que operam em todo o mundo são grandes, com potência variando entre 1000 MWe e 1600 MWe.
Muitos desses reatores modulares são projetados para serem pequenos o suficiente para serem transportados em caminhão ou contêiner.
Saiba mais | acesse as fontes:
The NEA Small Modular Reactor Dashboard.