Imagem: Elaborada com IA. Crédito: Walter Gomes via DALL-E

Porque energia nuclear é verde?

A energia nuclear é frequentemente considerada “verde” por várias razões:

Baixas Emissões de Carbono: A geração de energia nuclear não libera dióxido de carbono (CO₂) ou outros gases de efeito estufa diretamente na atmosfera. Isso a torna uma opção atraente para combater as mudanças climáticas.

Alta Eficiência Energética: A quantidade de energia produzida por uma usina nuclear é significativamente maior em comparação com outras fontes de energia renovável, como a solar ou eólica. Isso significa que menos recursos naturais são necessários para gerar a mesma quantidade de eletricidade.

Abundância de Combustível: O combustível utilizado na energia nuclear, como o urânio, é relativamente abundante na crosta terrestre. Além disso, a quantidade de combustível necessária para operar uma usina nuclear é pequena em comparação com outras fontes de energia.

Estabilidade do Fornecimento: As usinas nucleares podem operar continuamente por longos períodos sem interrupções significativas. Isso contribui para a estabilidade do fornecimento de energia elétrica.

Redução da Dependência de Combustíveis Fósseis: Ao investir em energia nuclear, os países podem reduzir sua dependência de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, que têm impactos ambientais negativos.

Segurança e Eficiência: Com avanços tecnológicos, a energia nuclear se tornou extremamente segura, sendo uma aliada fundamental na luta contra as mudanças climáticas.

Rumo a um Planeta Mais Verde: A energia nuclear é essencial para alcançarmos um futuro sustentável, ajudando a dobrar a capacidade de geração de energia limpa até 2050.

No entanto, é importante observar que a energia nuclear também apresenta desafios, como a gestão segura de resíduos radioativos e preocupações com a segurança das usinas. Portanto, enquanto é considerada “verde” em termos de emissões de carbono, é essencial abordar essas questões para garantir seu uso responsável e seguro.

BBC.com

News.un.org