Imagem: Elaborada com IA. Crédito: Walter Gomes via DALL-E

Você sabia que a ciência pode nos ajudar a ver o invisível? Vamos falar sobre o luminol.

O luminol é um composto químico que é amplamente utilizado na ciência forense para detectar vestígios de sangue em cenas de crime.

Quando o luminol entra em contato com o sangue, mais especificamente com o ferro presente na hemoglobina, ocorre uma reação química. Esta reação é catalisada pelo ferro e resulta na oxidação do luminol. Durante esta reação, o luminol ganha átomos de oxigênio enquanto perde nitrogênio e hidrogênio. Isso produz um composto chamado 3-aminoftalato.

Os elétrons no 3-aminoftalato estão em um estado excitado. Quando eles retornam ao seu estado fundamental, a energia é liberada na forma de luz. Esta luz é normalmente de cor azul e é mais visível em ambientes escuros.

É importante notar que o luminol é muito sensível e pode detectar pequenos traços de sangue. Mesmo que o local ou o objeto tenha sido lavado anteriormente, resquícios de sangue ainda podem ser detectados através desta técnica. No entanto, o luminol não deve ser usado em superfícies metálicas, pois os metais podem atuar como catalisadores da reação, podendo resultar em um falso positivo.

Petquimica.ufc
Canaltech.com.br