Imagem: Elaborada com IA. Crédito: Walter Gomes via DALL-E

Reatores de Pesquisa Nuclear: você já ouviu falar deles?

Os reatores de pesquisa são reatores nucleares usados principalmente como fonte de nêutrons. Diferentemente dos reatores de energia, que geram eletricidade, esses reatores não têm essa finalidade. Em vez disso, eles desempenham um papel crucial em áreas como pesquisa, desenvolvimento, educação e treinamento.

Aqui estão alguns pontos importantes sobre os reatores de pesquisa nuclear:

1. Produção de Nêutrons: Esses reatores produzem nêutrons, que são utilizados em diversas aplicações, como indústria, medicina, agricultura e forense.
  2. Assistência da AIEA: A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) auxilia os Estados-Membros na construção, operação, utilização e ciclo de combustível desses reatores. Além disso, a AIEA promove o desenvolvimento de capacidades e infraestrutura relacionadas a esses reatores.
  3. Exemplos de Aplicações:
    • Medicina: Os nêutrons são usados para produzir radioisótopos médicos.
    • Indústria: Testes de materiais e análises de componentes.
    • Agricultura: Irradiação de alimentos para preservação e esterilização.
    • Forense: Análise de materiais e investigações criminais.

IAEA.org

World-nuclear.org