Na espaçonave Orion estão sendo realizados experimentos científicos:
não há humanos a bordo, mas 3 passageiros especiais

A missão Artemis I consiste no foguete Space Launch System que enviou a espaçonave Orion, não tripulada, ao redor da Lua e de volta à Terra para verificar os sistemas da espaçonave antes que a tripulação voe a bordo na Artemis II.

A missão Artemis I é mais um passo para dar o próximo salto: enviar os primeiros astronautas a Marte.

Quando os astronautas vão além da atmosfera protetora da Terra, eles são expostos às partículas carregadas de alta energia dos raios cósmicos galácticos e eventos de partículas solares (SPE) e prótons e nêutrons secundários. Devido aos seus padrões de ionização em biomoléculas, células e tecidos são distintos da radiação terrestre, os efeitos biológicos resultantes são pouco compreendidos e a quantidade de risco envolvido está sujeita a grandes incertezas.

O principal objetivo do Programa de Radiação Espacial (SRPE) da NASA é desenvolver a base de conhecimento para prever com precisão e gerenciar com eficiência o risco de radiação de voos espaciais tripulados.

Na espaçonave Orion, enquanto voa ao redor da lua, estão sendo realizados experimentos científicos, não há humanos a bordo, mas 3 passageiros especiais:

➥ Um manequim que simula um ser humano real  e que informará sobre o meio ambiente e ajudará a entender o que os astronautas experimentarão no lançamento e pouso, bem como a experiência da ausência de peso.

➥ No experimento chamado: Matroshka AstroRad Radiation Experiment (MARE) dois torsos antropomórficos (fantomas) idênticos, simulando o corpo feminino e equipados com detectores de radiação, fornecerão dados valiosos sobre os níveis de radiação durante as missões à Lua enquanto testa a eficácia do novo colete.

Os torsos são fabricados com materiais que imitam ossos humanos, tecidos moles e órgãos de uma fêmea adulta. Seus nomes são Helga e Zohar e, apesar de compartilharem a viagem, suas missões serão diferentes – Zohar usará o colete AstroRad, enquanto Helga não. As formas femininas foram escolhidas porque as mulheres geralmente têm maior sensibilidade aos efeitos da radiação espacial, mas o colete AstroRad foi projetado para proteger homens e mulheres.

O MARE tem o objetivo de aprender mais sobre a exposição à radiação, bem como os efeitos biológicos em diferentes órgãos, levando em consideração que um ano de exposição da terra aos raios cósmicos é equivalente a um dia de exposição à radiação espacial no espaço profundo.

A Orion levará também vários instrumentos e investigações adicionais para estudar o ambiente de radiação do espaço profundo.

Créditos: NASA