Curiosidade histórica
Miss Postura Correta: O Raio-X da Beleza

Em uma convenção de quiropraxia na cidade de Chicago, realizada em maio de 1956, um raro concurso de beleza chamou a atenção do mundo  “Senhorita Postura Certa”. A vencedora do concurso foi escolhida com base na beleza física, raios-x (50% da pontuação) e na postura corporal completa.

Cada uma das meninas subiu em uma balança e o trio vencedor registrou exatamente metade de seu peso em cada balança.

Durante as décadas de 1950 e 1960, os quiropráticos tentavam obter o reconhecimento legal de suas práticas – focadas no diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios da coluna vertebral. Eram relativamente novos na profissão médica e enfrentavam problemas de relações públicas. Através destes concursos, esperavam ganhar a confiança.

As vencedoras do concurso ganharam prêmios em dinheiro e bolsas de estudo, aumentando a popularidade da profissão entre o público em geral.

Com o sucesso desse inusitado concurso a prática se espalhou por todo o país e a vencedora de 1967 foi até convidada a visitar a Casa Branca.

Após as autoridades federais legalizarem suas práticas, a Associação Nacional de Quiropraxia entendeu que não fazia mais sentido continuar aquela promoção cara, e em 1969, para o bem dos participantes, foi realizado o último concurso de beleza.

Miss postura correta

Historias da história