Curiosidade histórica
Fluoroscópio para ajuste de calçados

Entre 1920 e 1950, milhares de sapatarias na América do Norte e na Europa divulgaram seus fluoroscópios para encaixe de calçados, que produziam raios-x dos pés dos clientes

Este equipamento não só alavancou o mercado de sapatos, como proporcionou uma espécie de entretenimento para os clientes fascinados pela tecnologia.

Na década de 1920, os fabricantes e comerciantes de calçados decidiram que os acessórios de Raios X para sapatos poderiam atrair muitos clientes – pessoas que ficariam entusiasmadas em permitir que um recente avanço científico os ajudasse a encontrar o sapato perfeito.

O fluoroscópio de encaixe de calçados era um acessório comum em lojas de calçados durante as décadas de 1930, 1940 e 1950

Entre 1930 e 1950, esses aparelhos foram instalados nas melhores sapatarias – estima-se que em 1950 existiam cerca de 10.000 – que consistiam em um armário vertical de madeira com uma abertura na parte inferior para colocar os pés e três mirantes na parte superior, uma para o vendedor e outras duas para os clientes de onde era possível ver, graças às radiografias, a imagem dos ossos do pé e o contorno do sapato.

Na década de 1950, várias organizações médicas profissionais começaram a alertar sobre os riscos da exposição prolongada aos Raios X.

Museum of Radiation and Radioactivity

The Sydney Morning Herald