Curiosidade histórica
Kit Atômico: brinquedo infantil dos anos 50

O Laboratório de Energia U-238 da AC Gilbert Company foi o kit educacional atômico mais elaborado.

O conjunto foi vendido por US$ 49,50 na época (hoje equivalente a cerca de US$ 520,00)

O alto preço e a sofisticação foram os motivos pelos quais fabricaram menos de 5.000 unidades e se venderam os conjuntos por pouco tempo 1950/51.

Continha os seguintes ítens:

• Um Contador Geiger-Müller alimentado por uma bateria;
  • Um Eletroscópio;
  • Um Espintariscópio;
  • Uma Câmara de nuvem Wilson com fonte alfa de curta duração (Po-210) na forma de um fio;
  • Quatro potes de vidro contendo amostras de minério contendo urânio natural (U-238) (autunita, torbernita, uraninita e carnotita);
  • Fontes de radiação de baixo nível:
    • betaalfa ( Pb-210 )
    • beta puro (possivelmente Ru-106 )
    • gama ( Zn-65 )
  • Esferas nucleares ” para fazer um modelo de uma partícula alfa;
  • Um manual de instruções de 60 páginas, escrito pelo Dr. Ralph E. Lapp
  • Uma introdução de história em quadrinhos à radioatividade, escrita por John R. Dunning;
  • Prospecting for Uranium – um livro de 1949 publicado em conjunto pela Comissão de Energia Atômica e o Serviço Geológico dos Estados Unidos;
  • Três baterias C;
  • Catálogo da Gilbert Toys 1951.

Dois conjuntos concorrentes, da Porter Chemical Company, também continham minério de urânio e foram anunciados como tendo componentes de energia atômica, vendidos por US$ 10 e US$ 25.

A partir da década de 1960, a segurança dos brinquedos tornou-se uma preocupação

Na década de 1950 poucas leis de proteção ao consumidor regulamentavam a segurança dos brinquedos nos Estados Unidos. Os fabricantes de brinquedos responderam às tendências da opinião popular e do gosto do consumidor, que eram pró-ciência desde a Segunda Guerra Mundial.

A revista IEEE Spectrum em 2020 afirma que o risco do urânio-238 no U-238 Atomic Energy Lab de Gilbert era mínimo, aproximadamente o equivalente a um dia de exposição aos raios UV do sol.

IEEE Spectrum

Showmetech