Um novo tipo de núcleo atômico descoberto no Laboratório de Aceleradores da Universidade de Jyväskylä (Finlândia) pertence ao elemento natural mais raro: ÁSTATO

Com menos de um grama presente na Terra em um determinado momento, o Ástato é o segundo elemento natural mais raro na tabela periódica, depois do berquélio.

O Ástato é altamente radioativo e instável, de decomposição rápida e, portanto, muito raro, ele se forma e desaparece novamente, ejetando prótons e nêutrons até decair em uma forma estável, um elemento como o bismuto ou o radônio

Um experimento conduzido no Laboratório de Aceleradores da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, produziu um núcleo atômico até então desconhecido, o Ástato-190, composto por 85 prótons e 105 nêutrons. O núcleo é o isótopo mais leve de ástato descoberto até hoje.

A investigação de novos núcleos é importante para a compreensão da estrutura dos núcleos atómicos e dos limites da matéria conhecida, afirma a investigadora Henna Kokkonen, do Departamento de Física da Universidade de Jyväskylä.

University of Jyväskylä – News

PHYSICAL REVIEW C