Imagem: Concepção artística IA/humano
Inovações nucleares:
Reator nuclear impresso em 3D
Fabricação aditiva, também conhecida como impressão 3D, é um conjunto de processos que cria objetos a partir da adição de material em camadas que correspondem a seções transversais sucessivas de um modelo 3D. Esse método de fabricação pode usar diferentes tipos de materiais, como metal e plástico, e permite a produção de formas complexas e personalizadas.
Tem diversas aplicações, como prototipagem, design, engenharia, medicina, arte e educação. Ela pode reduzir o desperdício de material, o tempo de produção e os custos, além de aumentar a flexibilidade e a criatividade. A fabricação aditiva é considerada uma das tecnologias mais inovadoras e revolucionárias do século XXI.
No Boletim 09/2023, Vol.64-3, A IAEA discute a promessa da fabricação aditiva para os reatores nucleares avançados. Destacando que a fabricação aditiva pode ser usada para produzir componentes de reatores nucleares avançados, patilhas de combustível, estruturas e sistemas de refrigeração. Também discute os desafios associados à fabricação aditiva de componentes de reatores nucleares avançados, como a necessidade de qualificação de materiais e processos, a garantia da qualidade e a segurança.
A fabricação aditiva tem o potencial de melhorar a eficiência e a segurança dos reatores nucleares avançados, mas é necessário um esforço contínuo para superar os desafios associados à sua implementação
Saiba mais | acesse as fontes: