Pular para o conteúdo

Museu de Ciências Nucleares

                                                                                                                              Imagem:  Concepção artística IA/humano    

Pesquisadores conseguem acelerar elétrons usando um nanodispositivo

Os aceleradores de partículas são ferramentas fundamentais em uma ampla variedade de áreas na indústria, na pesquisa e no setor médico. 

Uma equipe de físicos a laser da Universidade alemã Friedrich-Alexander-Universität – FAU conseguiu demonstrar o primeiro acelerador de elétrons nanofotônicos – ao mesmo tempo que colegas da Universidade de Stanford. 

Em uma tentativa de melhorar e diminuir o tamanho dos dispositivos existentes, físicos de todo o mundo estão trabalhando na aceleração dielétrica a laser, também conhecida como aceleradores nanofotônicos. 

As estruturas que eles usam têm apenas 0,5 milímetros de comprimento, e o canal pelo qual os elétrons são acelerados tem apenas cerca de 225 nanômetros de largura, tornando esses aceleradores tão pequenos quanto um chip de computador. 

“A aplicação dos sonhos seria colocar um acelerador de partículas em um endoscópio para poder administrar radioterapia diretamente na área afetada dentro do corpo”, explica o Dr. Tomáš Chlouba, um dos quatro principais autores do artigo publicado.

O que os físicos conseguiram fazer foi demonstrado quase simultaneamente por colegas da Universidade de Stanford. As duas equipes estão trabalhando juntas na realização do “ Acelerador em um chip ” em um projeto financiado pela Fundação Gordon e Betty Moore. 

Saiba mais | acesse as fontes:

FAU – news

PHYS.org

NATURE – Artigo

Translate »

Get 30% off your first purchase

X

Os agendamentos pelo formulário estão temporariamente desativados por problemas técnicos.

Solicitamos que os agendamentos para visitas ao museu sejam efetuados pelo email:
museudecienciasnucleares@gmail.com ou pelo WhatsApp (81) 99847-9290