Ford Nucleon concept car, 1958                                                           Cadillac  World Thorium Fuel Concept 2009

Carros Nucleares: O Futuro do Transporte ?
Explorando as possibilidades dos veículos movidos a energia nuclear

Ford Nucleon –  Protótipo de carro atômico – Scale modelo, 1958

Carro-conceito desenvolvido pela Ford em 1957, projetado como um futuro carro movido a energia nuclear. O Ford Nucleon teria sido alimentado por um reator nuclear autônomo montado na traseira.

Esperava-se que as questões relacionadas com a segurança nuclear e o tamanho e peso dos reatores nucleares acabassem sendo resolvidas.

O veículo deveria ser alimentado por um pequeno reator nuclear na parte traseira do veículo, com base na suposição de que isso um dia seria possível reduzindo os tamanhos. O carro usaria uma máquina a vapor movida a fissão de urânio, semelhante às encontradas em submarinos nucleares.

A célula contendo os materiais radioativos estava localizada na grande traseira do carro, isolada e fortemente reforçada para evitar qualquer fuga ou vazamento.

O desempenho médio da célula básica usada no Ford Nucleon original foi calculado para ter um desempenho de 8 mil quilômetros por carga.

O Nucleon nunca foi produzido, a Ford decidiu cancelar o projeto devido à impossibilidade de proteger o reator.

Cadillac World Thorium Fuel Concept

Em 2009, a Cadillac apresentou um carro-conceito movido a tório no Salão do Automóvel de Chicago. Entretanto o veículo não continha um reator de fissão nuclear alimentado por tório que pudesse gerar eletricidade para alimentá-lo.

Cerca de dois anos após, a empresa americana Laser Power Systems, de Connecticut, anunciou que estava progredindo na produção de um protótipo com um método de propulsão que usa o Tório para produzir eletricidade e alimentar um motor de carro. O Tório é um elemento semelhante ao urânio e, por ser um material tão denso, tem o potencial de produzir grandes quantidades de calor.

Segundo o CEO da companhia, Charles Stevens, apenas um grama de tório produz mais energia do que 28.000 litros de gasolina.

Pequenos pedaços de Tório foram usados para gerar calor e foram posicionados para criar um laser de Tório. Os lasers aquecem a água para produzir vapor e alimentar uma série de miniturbinas.

NuclearNewsWire

Thedrive.com/news