Existe um reator nuclear natural
de 2 bilhões de anos na África

A quantidade de urânio-235 fez com que cientistas desconfiassem do que poderia ter ocorrido na região.

Ao analisar o minério da República Gabonesa, na África, cientistas  verificavam o urânio vindo de uma mina da região de Oklo. No material, havia três isótopos: urânio-238, urânio-234 e urânio-235.

Os cientistas perceberam que a porcentagem de urânio-235, mais conhecido por ter o poder de despertar uma reação em cadeia de fissão nuclear, era menor do que o normal: o material correspondia a 0,717% em vez dos 0,720% habituais.

A descoberta mostra que um reator nuclear se manifestou espontaneamente em Oklo há dois bilhões de anos, movimentando um equivalente a 100 Kw de energia.

Leia mais em:
electricalelibrary.com