Novos relógios atômicos vão redefinir o segundo

Três relógios atômicos diferentes fizeram uma medida de comparação ultraprecisa, de um quatrilionésimo de 1%, um avanço na nova definição do segundo.

Depois que os cientistas redefiniram a unidade de massa, o kilograma, em 2019, eles voltaram para rever a unidade fundamental do tempo, o segundo. Agora, comparações entre os três relógios atômicos marcam um passo importante nesta meta.

Agora, cientistas da Rede Óptica do Relógio Atômico Boulder, ou BACON, fizeram comparações, medindo a taxa de frequência de três relógios atômicos, um feito de átomos de itérbio, um de átomos de estrôncio e um de um único átomo de alumínio eletricamente carregado.

Os resultados são a comparação mais precisa de relógios atômicos, com incertezas menores que um quatrilionésimo de um por cento.

Leia mais em:
electricalelibrary.com