Pular para o conteúdo

Museu de Ciências Nucleares

ATOMIK, a vodca saborizada,
foi o primeiro produto criado para consumo humano feito com matéria-prima da região afetada pelo desastre nuclear de Chernobyl

A “vodca artesanal”, feita com água do aquífero de Chernobyl, grãos e maçãs produzidos em região afetada pelo desastre de Chernobyl, é o primeiro produto de consumo vindo da área abandonada ao redor da usina nuclear danificada.

A equipe iniciou o projeto de vodca cultivando plantações em uma fazenda na área.

Assim como o professor Smith, que trabalha na Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, a equipe é composta por pesquisadores que trabalham na zona de exclusão há muitos anos – estudando como a terra se recuperou desde o catastrófico acidente nuclear em 1986.

Eles esperam usar os lucros da venda para ajudar as comunidades na Ucrânia ainda afetadas pelo impacto econômico do desastre.

Gennady Laptev, cientista do Instituto Hidrometeorológico Ucraniano, em Kiev, também é membro fundador da Chernobyl Spirit Company.

“Não temos que simplesmente abandonar a terra”, diz ele. “Podemos usá-lo de várias maneiras e podemos produzir algo que ficará totalmente limpo da radioatividade.”

Por que os cientistas fizeram especificamente uma vodka?

Em parte, porque um produto limpo e destilado pode ser feito de grãos contaminados. Mas, de acordo com o Prof Smith, este projeto pretende ir além de fazer bebida.. Espera-se que a venda da vodca possa dar apoio às comunidades ao redor da zona de exclusão.

Translate »

Get 30% off your first purchase

X

Os agendamentos pelo formulário estão temporariamente desativados por problemas técnicos.

Solicitamos que os agendamentos para visitas ao museu sejam efetuados pelo email:
museudecienciasnucleares@gmail.com ou pelo WhatsApp (81) 99847-9290