Pular para o conteúdo

Museu de Ciências Nucleares

Nosso planeta é radioativo
Você sabia?

Você sabia que diariamente nós somos expostos à radiação de forma natural?

Sim, a exposição NATURAL à radiação, seja ela ionizante ou não, é normal e pode acontecer de diversas formas.

No caso da radiação ionizante, a exposição pode acontecer por meio de radiação cósmica ou radionuclídeos encontrados no solo, nas rochas, água e até mesmo no corpo humano.

A maior parte da radiação que recebemos é proveniente de fontes naturais, especialmente alimentos. Os materiais radioativos mais encontrados nesses casos são os isótopos de radônio-226 e potássio-40, sendo que este último é um elemento muito importante para o crescimento das plantas.

Os níveis de radioatividade são extremamente baixos e inofensivos à saúde humana, e não alteram as qualidades nutritivas dos alimentos.

Conheça alguns materiais que emitem radioanuclídeos naturais:

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40.

A radiação da castanha-do-pará provém do solo, pois as raízes das plantas crescem profundamente e absorvem níveis maciços do elemento rádio. Porém, isso traz altos volumes de selênio e outros minerais importantes para o corpo humano.

Banana

As bananas também produzem pequenas quantidades de radônio-226 e potássio-40. 

A razão para sua radioatividade está em seu código genético — tanto que o valor de radiação natural de uma banana é usado como unidade de medida informal, chamada Banana Equivalent Dose (BED). A dose equivalente de banana, BED, é uma quantidade informal de dose de exposição à radiação ionizante. A dose equivalente de banana é um exemplo educacional geral para comparar uma dose de radioatividade com a dose à qual é exposta ao comer uma banana de tamanho médio. 

Batata e cenoura

As raízes batata e cenoura também são radioativas devido seu contato direto com o solo. Elas também possuem quantidades de radônio-226 e potássio-40.

Saiba que, mesmo cozinhando esses alimentos, a radioatividade continua presente. 

Feijão

O radônio-226 e o potássio-40 também estão presentes no feijão, sendo uma fonte muito rica de ferro (que é um elemento não radioativo).

Granito

O granito pode conter urânio ou tório que emitem o gás radônio como um dos seus descendentes. Existem vários tipos de granito, todos eles com emissões variadas de radônio. 

cerveja

Contém uma certa quantidade de potássio-40, isótopo também presente, por exemplo, no leite e no corpo humano. 

tijolo

Contém radiação natural, pois nosso solo é rico em urânio e tório, que são elementos radioativos, do mesmo modo que as telhas e cerâmicas.

Cigarro

Muitos cigarros contém isótopos radioativos como polônio-210. Estes sobrevivem nas folhas do tabaco durante o processo de fabricação.

 

Saiba mais:
UNEP – RADIAÇÃO EFEITOS E FONTES

Translate »

Get 30% off your first purchase

X

Os agendamentos pelo formulário estão temporariamente desativados por problemas técnicos.

Solicitamos que os agendamentos para visitas ao museu sejam efetuados pelo email:
museudecienciasnucleares@gmail.com ou pelo WhatsApp (81) 99847-9290