Como a ciência nuclear está ajudando
a combater a fusariose da banana?
(Fotografía: M. Dita/Biodiversity International, Colombia)
“Usamos a irradiação para modificar o material vegetal com o objetivo de desenvolver variedades resistentes à doenças, e usamos a técnica de reação em cadeia de polimerase (PCR) ou sequenciamento de DNA para detectar a doença e parar sua propagação”, explica Najat Mokhtar, diretor-geral adjunto da AIEA e chefe do Departamento de Ciências e Aplicações Nucleares.
Graças às atividades inovadoras de pesquisa e desenvolvimento que têm sido realizadas nos últimos sete anos na AIEA por meio Centro Conjunto FAO/OIEA de Técnicas Nucleares na Alimentação e Agricultura, agora é possível fornecer suporte técnico adaptado às necessidades de cada situação para combater o R4T em bananas. Essas atividades e suporte técnico permitiram aos pesquisadores fazer importantes avanços no uso de variação genética induzida por radiação para desenvolver resistência ao R4T na banana.
“A colaboração em escala global nos permite construir capacidades para evitar que a doença se espalhe ainda mais e parar uma pandemia global de banana que destrói um dos frutos favoritos da população mundial”, disse Hua Liu, vice-diretor geral da AIEA e chefe do Departamento de Cooperação Técnica.
Saiba mais | fontes:
Así ayuda la ciencia nuclear a combatir la fusariosis del banano – IAEA
Os Raios Gama podem ajudar a salvar as frutas favoritas do mundo?