Você sabia que a Estação Espacial Internacional abriga experimentos com sementes?

Em novembro de 2022 o Projeto da IAEA e FAO enviou ao espaço sementes de arabidopsis e sorgo que após a exposição à radiação cósmica, às temperaturas extremas do espaço e microgravidade voltarão a ser analisadas na terra em abril/2023.

Cientistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) enviaram sementes em uma viagem ao espaço para investigar como a exposição à radiação em microgravidade poderia aumentar a segurança alimentar na Terra. O estudo, que faz parte dos esforços das Nações Unidas para promover o desenvolvimento sustentável, visa explorar os efeitos da radiação cósmica na biologia e genética das culturas.

As sementes, que foram armazenadas em um recipiente especialmente projetado, foram enviadas para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo de um foguete SpaceX. Uma vez a bordo, as sementes foram expostas a vários níveis de radiação, que simularam as condições do espaço profundo. Este experimento ajudará os pesquisadores a entender como a radiação espacial pode afetar a composição genética das sementes e como as plantas se adaptam a ambientes extremos.

O estudo também tem implicações para a agricultura na Terra. Compreender como a radiação afeta o crescimento e o desenvolvimento das plantas pode levar à criação de culturas mais resistentes que podem suportar condições climáticas extremas e pragas. Isso poderia levar a uma maior segurança alimentar e ajudar a combater a fome global.

No entanto, o estudo enfrenta vários desafios, incluindo a falta de recursos disponíveis no espaço e a dificuldade de cultivo em microgravidade. Os pesquisadores precisarão superar esses desafios para garantir o sucesso de seu experimento.

No geral, esta pesquisa tem o potencial de contribuir significativamente para o desenvolvimento da agricultura sustentável e ajudar a garantir a segurança alimentar das gerações futuras.

Saiba mais | acesse a fonte:

IAEA: News

Mejorar semillas con la radiación cósmica