Pesquisa aponta que desastre nuclear de Chernobyl mudou DNA de cães

Os cães de Chernobyl e sua relevância para a pesquisa científica

No estudo, caracterizou-se a composição genética de cães de criação livre que vivem dentro e ao redor do local do desastre nuclear de Chernobyl.

Estudos anteriores mostraram que os dois maiores desastres nucleares da história, Chernobyl e Fukushima trouxeram enormes consequências ecológicas para a vida selvagem e animais domésticos.

A primeira análise genética de cães domésticos afetados por um desastre nuclear, estabelecendo que populações de cães semi-selvagens provavelmente povoaram o local do desastre nuclear de Chernobyl desde o acidente. Alguns cães estão vivendo e se reproduzindo em áreas altamente contaminadas.

Os cães de Chernobyl são de imensa relevância científica para a compreensão do impacto das duras condições ambientais na vida selvagem e nos seres humanos, particularmente os efeitos genéticos na saúde da exposição à radiação ionizante de baixa dose de longo prazo e outros contaminantes.

O artigo revela que o estudo mostrou diferenças significativas entre os genomas de cães de Chernobyl e cães não expostos, com os primeiros exibindo um número aumentado de mutações em genes relacionados ao reparo do DNA e resposta imune. Essas descobertas têm implicações para a compreensão dos efeitos genéticos da radiação ionizante e outros contaminantes ambientais em humanos e na vida selvagem. Mais pesquisas são necessárias para entender completamente o impacto do desastre de Chernobyl na composição genética das populações afetadas.

Saiba mais | acesse a fonte:

ScienceAdvances: The dogs of Chernobyl