Usina nuclear japonesa criou um habitat para peixes tropicais

As mudanças climáticas e o aquecimento dos oceanos são grandes preocupações por questões ecológicas e também econômicas.

Peixes tropicais e outras espécies foram capazes de colonizar uma pequena área costeira no Mar do Japão graças a descargas térmicas de uma usina nuclear próxima.

Os estudos sugerem que o aquecimento global certamente alterará drasticamente os ecossistemas marinhos em torno das áreas temperadas do Japão nas próximas décadas.

As operações na usina nuclear foram suspensas por causa do desastre de Fukushima. As temperaturas da água de inverno no local do mergulho caíram de 3°C a 10,6°C, e todas as espécies tropicais desapareceram. Entretanto se observou que com o retorno as atividades de duas das quatro unidades da usina nuclear as espécies tropicais estão voltando gradualmente.

Saiba mais | Fontes:

Uma usina nuclear japonesa criou um habitat para peixes tropicais | newscientist.com