Robótica ajuda a garantir a segurança
em instalações nucleares

Algumas atividades realizadas em ambientes radioativos são perigosas. O uso de robôs é uma forma eficiente de proteger a saúde e melhorar as condições de segurança. Nos permite realizar tarefas com maior precisão.

A robótica tem sido usada há muito tempo em usinas nucleares para a descontaminação e manipulação remota de materiais e ambientes radioativos.

Microbots para águas residuais:

Existem circunstâncias muito mais complicadas em que outros tipos de dispositivos são necessários. Um projeto muito promissor é o dos microbots que quando testados em uma simulação removeram 96% do urânio em apenas uma hora.

Outro setor em que o uso de robôs é particularmente importante: detectar a presença de radioatividade e seu nível.

Os sistemas de robô e a operação à distância têm um papel importante na redução da exposição à radiação da equipe por radiação ionizante.

O desenvolvimento de unidades de comando que permitem que o operador controle um robô à distância em modo manual, automático ou uma combinação de ambos os modos. Sequências programadas que reduzem drasticamente a carga de trabalho do operador. Oferece uma flexibilidade otimizada e uma alta eficiência operacional especialmente para tarefas complexas, como a eliminação, separação e nivelamento de resíduos radioativos.

Saiba mais:
www.foronuclear.org