Protocolo de atuação em caso de incidente com material radioativo

Fontes radioativas, que devem ser manuseadas apenas por pessoal treinado e autorizado, são muito utilizadas na medicina, na indústria entre outras.

O que você deve fazer se encontrar uma fonte onde ela não deveria estar ?

Materiais radioativos são facilmente identificáveis por suas cores vivas e sinalização.

As fontes radioativas podem produzir doses de duas formas:

–  por irradiação (sem contato com a fonte) e,

por contaminação (inalação, ingestão ou contato com a pele de material radioativo que irradia de dentro ou da superfície do nosso próprio corpo).

Os princípios básicos de proteção contra radiações ionizantes são:

TEMPO, DISTÂNCIA e BLINDAGEM.

✅ TEMPO: Minimize seu tempo de exposição e limite seu contato com a fonte.

✅ DISTÂNCIA: Mantenha uma distância segura da fonte para reduzir a exposição à radiação.

✅ ESCUDO: Utilize blindagem adequada, como aventais ou barreiras de chumbo, para proteger a si e aos outros.

Lembre-se, quando se trata de manusear materiais radioativos, a segurança deve ser sempre uma prioridade!