Imagem: Conceito artístico elaborado com IA.  Crédito: Walter Gomes via DALL-E

Projetos de exploração da Lua voltaram a ser prioridade para diversos países nos últimos anos

Nos últimos anos, projetos de exploração da Lua têm retomado o centro das atenções em diversos países. A Rússia, em parceria com a China, está planejando construir uma usina nuclear na Lua para abastecer futuras bases lunares. A ideia surgiu como uma solução para garantir fornecimento confiável de eletricidade, especialmente durante as longas noites lunares, que duram 14 dias terrestres. Além disso, os Estados Unidos também estão avaliando projetos semelhantes para o satélite natural (1).

Essa nova corrida espacial envolve não apenas agências governamentais, mas também empresas privadas, como SpaceX e Blue Origin, que investem em tecnologia e missões espaciais. A NASA, por sua vez, continua a impulsionar seu plano de levar pessoas à Lua com a missão Artemis, programada para o primeiro pouso em 2026 (2 e 3).

A Lua, após cinco décadas, volta a ser protagonista da exploração espacial, e essa jornada promete trazer avanços científicos e descobertas fascinantes (4).

1 – DW.com/pt-br

2 – Nodetalhe.com.br