Imagem: (Infographic: M.Platonova/IAEA).

Aviso de radiação ionizante Símbolo suplementar

O símbolo suplementar de alerta sobre radiações ionizantes foi lançado em 15 de Fevereiro de 2007 pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e pela Organização Internacional de Normalização (ISO). Contém ondas radiantes, uma caveira com ossos cruzados e uma pessoa correndo, em um triângulo vermelho.

O símbolo destina-se a ser utilizado no interior de caixas de equipamentos, como um aviso para parar de desmontar um dispositivo e afastar-se dele. O símbolo não deve ser visível durante o uso normal do equipamento. Também não se destina ao uso em portas ou paredes de edifícios, veículos ou contêineres de transporte.

É utilizado para fontes radioativas de alta atividade, como aquelas identificadas nas categorias 1, 2 e 3 da AIEA

O símbolo internacional padronizado de radiação ionizante possui os três segmentos de lâmina equidistantes de um círculo central, com as formas em preto sobre fundo amarelo.

(Infográfico: M.Platonova/ IAEA).

IAEA-NEWS