O astromóvel Perseverance, da NASA, utiliza plutônio como combustível

Usando plutônio como combustível, o veículo de exploração espacial Perseverance, da NASA, pousou em Marte em 18 de fevereiro de 2021. O suprimento de energia baseado no material radioativo conduz as operações do veículo espacial em Marte.

O sistema que alimenta o equipamento é chamado de Gerador Termoelétrico Multi-Missão por Radiosótopos (MMRTG) e, segundo estimativas da Nasa, deve conseguir fornecer energia suficiente para que a sonda funcione por 14 anos.

À medida em que uma nave se move para mais longe do Sol no espaço, é  necessário usar tecnologia nuclear para manter suas atividades. Antes do Perseverance, as espaçonaves Voyager, Cassini e New Horizons já utilizavam plutônio como combustível.

Além de câmeras, sensores e instrumentos, o Perseverance levará a Marte um pequeno helicóptero chamado Ingenuity. Primeira aeronave a rotor a voar em outro planeta.

Mastcam-Z: Sistema de câmera montado no mastro que está equipado com uma função de zoom que pode ampliar, focalizar e tirar fotos e vídeos 3D em alta velocidade para permitir o exame detalhado de objetos distantes.

MEDA: O Mars Environmental Dynamics Analyzer é conhecido como MEDA. Ele faz medições meteorológicas, incluindo velocidade e direção do vento, temperatura e umidade, e também mede a quantidade e o tamanho das partículas de poeira na atmosfera marciana.

MOXIE: O Experimento de Utilização de Recursos In-Situ de Oxigênio de Marte é mais conhecido como MOXIE. Uma investigação de tecnologia de exploração que produzirá oxigênio a partir do dióxido de carbono atmosférico marciano.

PIXL: O Instrumento Planetário para Litoquímica de Raios-X é chamado PIXL. O PIXL tem uma ferramenta chamada espectrômetro de raios X. Ele identifica elementos químicos em pequena escala. O PIXL também possui uma câmera que tira ótimas fotos em close de texturas de rocha e solo. Ele pode ver características tão pequenas quanto um grão de sal! Juntas, essas informações ajudam os cientistas a procurar sinais de vida microbiana passada em Marte.

RIMFAX: O Radar Imager for Mars’ Subsurface Experiment, conhecido como RIMFAX, usa ondas de radar para sondar o solo sob o rover e fornecerá resolução em escala de centímetros da estrutura geológica do subsolo.

SHERLOC: O Scanning de Ambientes Habitáveis com Raman e Luminescência para Orgânicos e Químicos tem um apelido: SHERLOC. Montado no braço robótico do rover, o SHERLOC usa câmeras, espectrômetros e um laser para procurar orgânicos e minerais que foram alterados por ambientes aquáticos e podem ser sinais de vida microbiana passada. Além de sua câmera em preto e branco, o SHERLOC é assistido por WATSON, uma câmera colorida para tirar imagens de close-up de grãos de rocha e texturas de superfície.

SuperCam: A SuperCam do rover Perseverance examina rochas e solos com uma câmera, laser e espectrômetros para buscar compostos orgânicos que possam estar relacionados à vida passada em Marte. Ela pode identificar a composição química e mineral de alvos tão pequenos quanto a ponta de um lápis a uma distância de mais de 20 pés (7 metros)

Leia mais em:

NASA: rover Perseverance usa plutônio como combustível – TecMundo