A datação radiométrica permite
que se calcule a idade de fósseis, múmias, relíquias etc.

A datação dos fósseis em geral é possível devido à peculiaridade do carbono 14 (C-14) ser radioisótopo ou simplesmente radioativo. Fenômeno que se caracteriza pela emissão de radiação alfa (α), composta por núcleos de hélio (He), radiação beta (β), composta de elétrons, e radiação gama (γ), uma forma de radiação eletromagnética parecida com raios X, porém mais energética. Esse processo acaba por produzir outro fenômeno relacionado à radiação, o decaimento radioativo, que é o resultado de uma transformação natural de um isótopo de um elemento químico em um isótopo de outro. O processo se dá de modo natural até que a série radioativa alcance um elemento não radioativo.

O carbono 14 é um isótopo radioativo de número de massa 14, que é assimilado por todos os organismos vegetais e animais e, por isso, é usado na datação de fósseis.

Leia mais em:

Mundo educação