Nasa investiga a possibilidade de colocar um reator nuclear na lua

Os sistemas de energia de superfície de fissão – descritos nesta ilustração conceitual – poderiam fornecer energia confiável para a exploração humana da Lua.
Créditos: NASA

A NASA e o Departamento de Energia dos EUA (DOE) estão trabalhando juntos para avançar nas tecnologias nucleares espaciais. As agências selecionaram três propostas de conceito de projeto para um sistema de energia de fissão que poderia estar pronto para ser lançado até o final da década para uma demonstração na Lua.

Os contratos financiam o desenvolvimento de conceitos iniciais de projeto para um sistema de energia de fissão de classe de 40 quilowatts planejado para durar pelo menos 10 anos no ambiente lunar.

Relativamente pequenos e leves em comparação com outros sistemas de energia, os sistemas de fissão são confiáveis e podem permitir energia contínua independentemente da localização, luz solar disponível e outras condições ambientais naturais.

A NASA tem planos para uma presença robusta na Lua e eventualmente em Marte, incluindo o desenvolvimento de um sistema de energia de fissão para energia elétrica segura, eficiente e confiável. A energia de fissão – em conjunto com células solares, baterias e células de combustível – pode fornecer energia para operar rovers, conduzir experimentos e usar os recursos da Lua para produzir água, propelente e outros suprimentos para suporte à vida.

NASA: Sistema de fissão para explorar a superfície da Lua