Pular para o conteúdo

Museu de Ciências Nucleares

Esterilização de alimentos Radioesterilização

O uso da radiação na indústria de alimentos consiste em submeter o produto, embalado ou não, a uma dose de raios gama obtidos de uma fonte radioativa ionizante, como os isótopos radioativos cobalto-60 e césio-137, possibilitando a eliminação de microorganismos patogênicos; esterilização; desinfecção de grãos, cereais, frutas e especiarias.

A irradiação de alimentos pode ser subdividida em três categorias classificadas pela quantidade de radiação aplicada:

Radurização: Processo pelo qual o alimento é submetido a doses baixas de radiação (<1kGy): Inibe brotamentos em cebolas, batatas e alhos; Retarda o processo de maturação e deterioração em frutas e hortaliças além de agir contra insetos infestadores de cereais e leguminosas.

Radiciação ou radiopasteurização: Tratamento do alimento com uma dose intermediária de energia ionizante (1kGy – 10kGy) suficiente para que ocorra a redução de bactérias e fungos presentes na superfície ou no interior dos alimentos. Por ocorrer uma redução parcial dos microrganismos, os produtos radiciados como peixes e carnes ainda assim necessitam de refrigeração.

Radapertização: Processo que produz um efeito semelhante ao da esterilização. Consiste na aplicação de uma dose mais alta de radiação (10kGy – 45 kGy) que permite a destruição de populações de microrganismos que promovem estrago de alimentos.

Vantagens da irradiação de alimentos:
Além de aumentar a durabilidade dos alimentos, promove a eliminação parcial ou total de microrganismos patogênicos ou parasitas; atividade bactericida; Exterminam os insetos, atuando sobre suas células; substitui produtos químicos; Retarda a deterioração.

A irradiação não faz com que os alimentos se tornem radioativos, não compromete a qualidade nutricional e as mudanças são imperceptíveis no gosto, textura e aparência.

A legislação exige que os alimentos irradiados contenham o símbolo internacional de irradiação. Deve ser colocado o símbolo de Radura junto com a declaração “Manipulado com radiação” ou “Manipulado com irradiação” na etiqueta do produto.

Saiba mais | acesse as fontes:

IAEA: iradiação de alimentos

FDA: irradiacion de alimentos lo que usted debe saber

Irradiação de alimentos: descubra tudo sobre a técnica radiológica

Translate »

Get 30% off your first purchase

X

Os agendamentos pelo formulário estão temporariamente desativados por problemas técnicos.

Solicitamos que os agendamentos para visitas ao museu sejam efetuados pelo email:
museudecienciasnucleares@gmail.com ou pelo WhatsApp (81) 99847-9290