NASA estuda novo gerador de energia nuclear em miniatura
NASA estuda novo gerador de energia nuclear em miniatura. A tecnologia, considerada revolucionária, poderia permitir a proliferação de pequenas sondas e satélites em missões para outros planetas, bem como operações em sombra permanente, como crateras lunares.
As células termorradiativa (TRC) usam um radioisótopo e são baseados no calor do decaimento radioativo que, ao aquecer o TRC, emite luz. A luz então atinge uma célula fotovoltaica, que por sua vez produz eletricidade.
Uma tecnologia de geração de energia muito promissora: a célula termorradiativa (TRC). Esta é uma nova abordagem na conversão de energia térmica que utiliza fontes de calor radioisotópicas para gerar eletricidade.
Com a TRC, é possível obter uma significativa melhoria na potência específica de massa (~30 vs ~3 W/kg) e uma diminuição considerável no volume necessário (~0,2 vs ~212 L) em comparação com os geradores termoelétricos de radioisótopos convencionais. Essa tecnologia tem o potencial de permitir o desenvolvimento de espaçonaves menores e mais eficientes, com requisitos de energia mais elevados, como missões espaciais
Além disso, a TRC não requer peças móveis e tem uma longa vida útil, tornando-a uma opção muito confiável e durável.
CRÉDITO: NASA/JPL-Caltech/Montana State University
Saiba mais | acesse as fontes: