Foguetes movidos a energia nuclear: possibilidades futuras

Em busca de soluções avançadas de propulsão, O Instituto de Conceitos Avançados da NASA concedeu um financiamento para a empresa Positron Dynamics, que desenvolverá um novo tipo de motor de fragmento de fissão nuclear (FFRE) mais eficiente em termos de propelente do que os motores de foguete atualmente usados.

A proposta é  colocar o material físsil em um aerogel ultraleve, e implementar um ímã supercondutor para limitar as trajetórias de fragmentação de fissão entre elementos moderadores.

O aerogel ficou conhecido como um dos materiais menos densos e mais leves do mundo todo: 99,8% dele é composto de espaços que aparentam estar vazios.

É um material sólido, rígido e seco, e que não se assemelham a um gel em suas propriedades físicas. Seu nome vem do fato de ele ser um produto feito a partir de géis, normalmente de sílica. Em um processo conhecido como secagem supercrítica, é extraída a porção líquida do gel, substituindo-a por gases.

Ímãs Supercondutores são capazes de gerar campos magnéticos muito mais fortes do que ímãs convencionais, e podem ser usados em espaços menores.

Os ímãs supercondutores têm diversas aplicações, incluindo em levitação magnética (como em trens-bala), em ressonância magnética (para imagem médica) e em experimentos de física de alta energia (como em aceleradores de partículas).

NASA: Motor de foguete de fragmento de fissão de núcleo de aerogel

canaltech.com.br/espaco

universetoday