Materiais Radioativos de Ocorrência Natural - NORM (Naturally Occurring Radioactive Materials )

Materiais radioativos de ocorrência natural referem-se a substâncias radioativas que são encontradas naturalmente e cuja exposição aos seres humanos é aumentada por meio de atividades humanas envolvendo radiação ionizante.

O NORM é gerado por meio de atividades como combustão de carvão, produção e uso de fertilizantes, bem como extração de petróleo e gás. A mineração de urânio expõe os indivíduos ao NORM presente no minério de urânio.

O radônio, uma forma de NORM encontrada em ambientes residenciais, pode ser motivo de preocupação e requer medidas como ventilação para controlar seus níveis. Todos os minerais e matérias-primas contêm radionuclídeos naturais. Na maioria dos casos, os níveis de exposição a esses radionuclídeos resultantes de atividades humanas envolvendo minerais e matérias-primas não são significativamente superiores aos níveis normais de fundo e não levantam preocupações quanto à proteção contra radiação. As concentrações de radionuclídeos reais podem ou não ter sido aumentadas; se tiverem, o termo NORM tecnologicamente aprimorado (TENORM) pode ser usado.

Exemplos de NORM incluem elementos radioativos de vida longa, como urânio, tório, potássio, bem como seus produtos de decaimento, como rádio e radônio. A exposição à radiação natural é responsável pela maior parte da dose anual de radiação de uma pessoa média e geralmente não é considerada como tendo implicações significativas para a saúde ou segurança. No entanto, certas indústrias lidam com quantidades substanciais de NORM, que muitas vezes acabam em seus fluxos de resíduos ou, no caso da mineração de urânio, em barragens de rejeitos. Como os perigos potenciais associados ao NORM foram identificados, essas indústrias enfrentaram monitoramento e regulamentação crescentes.

IAEA: topics/radiation-safety-norm

World Nuclear Association: Naturally-Occurring Radioactive Materials (NORM)

IAEA: Resources/Publications/norm