Marie Curie:
Uma Jornada Brilhante na Ciência

Marie Skłodowska-Curie, nascida Maria Salomea Skłodowska em Varsóvia, Polônia, em 7 de novembro de 1867, foi muito mais do que uma cientista brilhante. Ela foi uma pioneira, uma mulher à frente de seu tempo, que desafiou barreiras e revolucionou nossa compreensão da radioatividade.

Marie Curie é conhecida por suas descobertas dos elementos químicos polônio e rádio. Ela e seu marido, Pierre Curie, trabalharam incansavelmente para isolar esses elementos a partir de minerais de urânio. O rádio, em particular, mostrou-se extraordinariamente “radioativo”, um termo que ela cunhou. Essas descobertas abriram caminho para avanços médicos e tecnológicos.

Dupla Honra Nobel: Em 1903, Marie Curie se tornou a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel, na área de Física, por sua pesquisa sobre radiação. Mas ela não parou por aí. Em 1911, conquistou seu segundo Nobel, desta vez em Química, por sua investigação sobre os compostos de rádio. Uma verdadeira pioneira!

Lecionando na Sorbonne: Marie também quebrou barreiras ao se tornar a primeira mulher a lecionar na Universidade de Paris (Sorbonne). Sua paixão pela educação e sua dedicação à ciência inspiraram muitos estudantes.

Legado Duradouro: Seu legado vai além dos prêmios e das descobertas. Marie Curie nos ensinou a persistir, a questionar e a nunca subestimar o poder da curiosidade. Ela nos lembra que a ciência é para todos, independentemente do gênero.

Durante a Primeira Guerra Mundial, ela estabeleceu as unidades móveis de radiologia, conhecidas como ‘Little Curies’, que ajudaram médicos a tratar mais de um milhão de soldados feridos no campo de batalha. Seu trabalho revolucionário em radiação não apenas salvou vidas, mas também continua a inspirar novas abordagens para o cuidado ao fim da vida, garantindo que todos possam ter a melhor qualidade de vida possível até o final.

Discurso da Marie Curie Nobel de Química em 1911