Marie Curie no Brasil: Uma Saga de Inspiração e Luta por Igualdade na Ciência
Em agosto de 1926, a renomada cientista Marie Curie, única mulher a ganhar dois prêmios Nobel (Física em 1903 e Química em 1911), desembarcou no Brasil, deixando um legado científico e social. Com 59 anos na época, sua visita agitou o cenário científico nacional e inspirou gerações de pesquisadores.
Marie Curie passou 44 dias em terras brasileiras, acompanhada por sua filha Irène. Elas chegaram ao Rio de Janeiro, vinda de Marselha, na França, a bordo do luxuoso navio a vapor Pincio. Durante sua estadia, Marie Curie visitou o primeiro hospital oncológico do país, deixando uma marca indelével na história da medicina brasileira. Foi nessa visita que ela compartilhou conhecimentos sobre radioatividade e sua aplicação no tratamento do câncer.
Apesar das dificuldades enfrentadas por ser mulher em um campo dominado por homens, Marie Curie persistiu, revolucionando a ciência e abrindo caminho para outras mulheres. Seu legado ecoa até hoje, lembrando-nos da importância da igualdade de gênero na pesquisa científica.