FUKUSHIMA:
Como o saqué contibui para sua recuperação
O saquê de Fukushima se tornou um símbolo da resiliência da região, inclusive com aumento nas exportações. Sua qualidade permitiu ganhar prêmios em competições de degustação nacionais e internacionais.
Os agricultores e pecuaristas fazem um enorme esforço para garantir a segurança e já conseguem que produtos como o arroz superem todos os controles de níveis de radiação implantados após a crise nuclear de 2011. Embora o estigma da radiação e o abandono das terras continuem sendo um grande desafio para a região.
A Província de Fukushima criou um sistema com a finalidade de que somente produtos agrícolas seguros podem ser distribuídos e consumidos após testes de detecção de radiação. Além disso, os produtores agrícolas em cada área de produção passam por testes voluntários de radioatividade de produtos agrícolas, incluindo todos os sacos de arroz.
O monitoramento ambiental de produtos agrícolas, silvícolas e marinhos em situação de emergência é conduzido por governos provinciais que estabelecem planos de amostragem, e está conduzem a coleta e análise de amostras.
Os resultados de monitoramento são publicados na página da província, e também em atualizações fornecidas à imprensa.
Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica e a FAO, a cadeia de suprimentos de alimentos é eficientemente controlada pelas autoridades.
Saiba mais | fontes:
https://www.worldvillage.org/life/files/fukushima_now/vol013/fnow_p_013.pdf
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56349766
https://www.pref.fukushima.lg.jp/sec/36035b/zenryouzenhukurokensa-oshirase.html