Como as técnicas nucleares ajudam nas investigações criminais?

As técnicas nucleares auxiliam em investigações criminais. O uso dessas técnicas pode ajudar a resolver crimes de várias maneiras. Algumas das principais aplicações incluem a identificação de materiais e substâncias desconhecidas encontradas em cenas de crime, a datação de evidências para estabelecer uma linha do tempo dos eventos e a análise de elementos químicos em amostras para rastrear sua origem.

A técnica de ativação de nêutrons, por exemplo, pode identificar elementos presentes em amostras, enquanto a espectrometria de massa com acelerador pode ajudar a identificar a origem geográfica de materiais. Além disso, as técnicas nucleares também podem ser usadas para detectar falsificações em artefatos culturais e obras de arte valiosas, bem como para rastrear o tráfico ilícito de bens culturais.

Essas ferramentas avançadas de análise desempenham um papel crucial nas investigações, fornecendo evidências científicas sólidas que podem ser usadas em processos judiciais. Além disso, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) oferece treinamento e suporte técnico aos países membros para fortalecer suas capacidades de aplicação dessas técnicas.

Em suma, as técnicas nucleares são valiosas aliadas nas investigações criminais, fornecendo informações precisas e fundamentadas para os investigadores resolverem casos e garantirem a justiça.

IAEA NEWS