Ciências nucleares para controlar mosquitos:
a técnica do inseto estéril

A técnica do inseto estéril (SIT) é um tipo de controle de natalidade de insetos. Tem se mostrado bastante eficaz no combate às principais pragas de insetos de importância para a agricultura, pecuária e seres humanos.

A irradiação, com raios gama e raios X, é usada para esterilizar insetos criados em massa para que, embora permaneçam sexualmente competitivos, não possam se reproduzir.

A técnica está sendo refinada e validada para o controle de mosquitos. Milhões de mosquitos machos são criados esterilizados com radiação e liberados em intervalos regulares nas áreas-alvo. Como são estéreis, não geram descendentes; cada geração sucessiva terá menos mosquitos selvagens e a população diminuirá.

A SIT tem sido uma das questões centrais do Programa Conjunto FAO/AIEA sobre Técnicas Nucleares em Alimentação e Agricultura.

Integrado com outros métodos de controle, o SIT provou ser eficaz no combate a várias pragas importantes de insetos, inclusive os que transmitem a dengue e a zica, entre outras.

Juntamente com a FAO, a AIEA ajuda os Estados Membros a desenvolver e adotar tecnologias baseadas em energia nuclear para otimizar as práticas de manejo de pragas agrícolas que apoiam a intensificação da produção agrícola e a preservação dos recursos naturais.

IAEA Director General Rafael Mariano Grossi attends the Sterile Insect Release Ceremony for Dengue Mosquito Control Release during his official visit to Brazil, July 2021. (Photo: D. Calma/IAEA)

Saiba mais | fontes: