Imagem: Conceito artístico elaborado com IA.  Crédito: Walter Gomes via DALL-E

A ciência nuclear ajuda a melhorar a fertilidade do solo para alimentos mais nutritivos e manter a saúde do solo. A AIEA e a FAO utilizam técnicas nucleares para medir a saúde do solo e os níveis de nutrientes, orientando melhores práticas agrícolas. Essas técnicas ajudam a otimizar o uso de fertilizantes, aumentando a produtividade das culturas e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa. Projetos em todo o mundo, como o aumento da produção de arroz no Laos e a melhoria da gestão de água e nutrientes no Quênia, visam combater a degradação do solo e melhorar a segurança alimentar.