Fosfogesso é um subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados e pode conter níveis elevados de impurezas, incluindo radionuclídeos como Ra-226 e Th-223
Fosfogesso é um subproduto da produção de ácido fosfórico para fertilizantes. É constituído principalmente de sulfato de cálcio di-hidratado e pode conter também metais tóxicos e acidez residual.
As características do fosfogesso dependem da natureza das rochas fosfáticas, do tipo de processo de produção do ácido fosfático, da eficiência da planta, do método de disposição, da idade, da localização e do tamanho das áreas onde este está estocado.
O reaproveitamento do resíduo fosfogesso é extremamente importante tanto do ponto de vista econômico-social quanto em relação à preservação ambiental. Testes realizados com o fosfogesso comprovam que o produto pode ser utilizado na construção civil, até mesmo em substituição ao cimento convencional.
O principal aspecto negativo do fosfogesso é a sua impureza, sobretudo devido à presença de fósforo, metais pesados, radioatividade e acidez residual. Poeira, infiltração no solo e águas ácidas das lagoas de decantação são alguns dos impactos causados pelo fosfogesso disposto no solo. Além disso, a disposição em pilhas próximas às usinas é o principal método de disposição, entretanto isso não soluciona os problemas ambientais, uma vez que pode haver lixiviação das pilhas de resíduo pela água da chuva, contaminando o solo e os corpos d’água.
Saiba mais | acesse as fontes:
ANÁLISE ELEMENTAR E DE RADIAÇÃO NATURAL PARA AMOSTRAS DE FOSFOGESSO