Tomografia por emissão de pósitrons

A tomografia por emissão de pósitrons, conhecida pela sigla inglesa PET, é um exame de imagens que utiliza radionuclídeos que emitem  pósitrons no momento da sua desintegração.

O aparelho capta os sinais radioativos emitidos traduzindo-os em imagens tridimensionais da área, mais nítidas do que os demais exames utilizados na medicina nuclear

Os exames realizados através da tomografia por emissão de pósitrons fornecem imagens do fluxo sanguíneo e de outras funções bioquímicas do corpo humano.

Nesse procedimento de medicina nuclear, uma pequena quantidade de uma substância radioativa, chamada de radiofármaco (radionuclídeo ou traçador radioativo), é utilizada para auxiliar no exame do tecido em estudo.

Os estudos PET avaliam o metabolismo de um determinado órgão ou tecido, para que sejam analisadas informações sobre a fisiologia e anatomia do órgão ou tecido, bem como suas propriedades bioquímicas.

Hopkinsmedicine

Radiologyinfo