Pular para o conteúdo

Museu de Ciências Nucleares

Tipos de radiação aplicadas na coloração de gemas

A radiação aplicada na coloração de gemas é uma prática bastante utilizada, com o intuito de alterar a coloração deixando-as com uma boa uniformidade e mais valorizadas no mercado comercial.

A radiação mais utilizada são os raios gama. Pois, tem boa penetração nas gemas e não deixa resíduo radioativo após o processo. A irradiação por Nêutrons é mais penetrante se comparada aos raios gama e os deixa mais coloridos. Porém, após o processo pode-se observar que ainda permanecem partículas radioativas na gema. Diante disso, é preciso esperar que a radioatividade se dissipe para que assim possa ser comercializada.

Existe também outras fontes de radiação usadas para esse fim. O raio-x é uma delas, que funciona com um equipamento de fácil obtenção. Mas, proporciona pouca uniformidade na cor e penetra pouco na gema, tornando o processo comercialmente inviável.

Por fim, temos o acelerador de partículas. Mas, por penetrar menos que a radiação gama, são pouco utilizados.

A irradiação nas gemas é um processo de extrema importância. Pois, o processo de coloração acelera um processo natural que só ocorreria em milhares de anos. Tornando assim, o mercado comercial deste setor aquecido e viável.

REFERÊNCIA
http://www.cprm.gov.br/publique/CPRM-Divulga/Gemas-Tratadas

Translate »

Get 30% off your first purchase

X

Os agendamentos pelo formulário estão temporariamente desativados por problemas técnicos.

Solicitamos que os agendamentos para visitas ao museu sejam efetuados pelo email:
museudecienciasnucleares@gmail.com ou pelo WhatsApp (81) 99847-9290