Radiação: sua descoberta e a necessidade de medir doses de radiação ionizante

A necessidade de medir doses de radiação ionizante surgiu a partir da descoberta da radioatividade, em 1896, pelo físico francês Antoine Henri Becquerel, a partir de um estudo com sais de urânio.

Essa descoberta veio somar-se a resultados obtidos pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, que, no ano anterior, pesquisando sobre a propagação dos raios catódicos, havia produzido radiação eletromagnética em comprimentos de onda de raios X, nome utilizado em referência à designação matemática para algo que era, até então, desconhecido. O feito rendeu-lhe o Prêmio Nobel de Física em 1901.

Na mesma época, contribuições também decisivas para o estudo da radioatividade e dos elementos capazes de produzi-la foram dadas pelo casal de cientistas Pierre e Marie Curie, ele francês e ela polonesa. Junto a Becquerel, o casal recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1903 — e Marie ainda receberia, em 1911, também o Prêmio Nobel de Química, em reconhecimento por sua contribuição na identificação dos elementos químicos polônio e rádio como fontes radioativas.

sapralandauer.com.br