Imagem: Elaborada com IA. Crédito: Walter Gomes via DALL-E

O vidro de urânio foi popular no século XIX e início do século XX

Uralina ou vidro de urânio é um tipo especial de vidro no qual é adicionado uma pequena quantidade do mineral Urânio no momento da fabricação apresentando um brilho esverdeado muito característico.

Peças de vidro de urânio eram feitas com até 25% de urânio, mas foi reduzido posteriormente a níveis residuais com no máximo 2%. Essas peças ficam com um intenso brilho verde quando estão sob efeito de luz negra. O vidro de urânio é ligeiramente radioativo, o suficiente para se detectar em contadores Geiger, mas os níveis são quase iguais aos de aparelhos elétricos, como fornos de microondas, e não representam nenhuma ameaça para a saúde.

A fabricação desse vidro caiu em desuso quando a disponibilidade de urânio para a maioria das indústrias foi severamente afetada durante a Guerra Fria, e o controle sobre seu uso se tornou muito rigoroso.

O vidro de urânio foi popular no século XIX e início do século XX. A cor verde resulta da fluorescência causada pela presença do Urânio na composição. Peças de vidro de urânio eram frequentemente usadas para fazer vasos, copos e vários objetos decorativos. Atualmente o vidro de urânio é mais raro, mas ainda é possível adquirir em antiquários.