O que é Radiação Cherenkov ?

Foto: núcleo do Reator de Teste Avançado, Laboratório Nacional de Idaho.CC BY-SA 2.0

Em 1933 o físico russo Pavel Alexeievich Cherenkov descobriu que, quando partículas  carregadas com elétrons propagam-se mais rápido que a velocidade da luz em um meio, provocam uma emissão luminosa de cor azul.

É chamado de efeito Cherenkov o brilho azul da radiação Cherenkov em reator nuclear ativo imerso em água.

Em volta dos núcleos dos reatores nucleares, forma-se um tênue brilho azulado, que pode ser mais luminoso de acordo com a intensidade das reações de fissão nuclear. O fenômeno também é observado quando raios cósmicos de altas velocidades entram na atmosfera terrestre.

O Prêmio Nobel de Física de 1958 foi concedido conjuntamente a Pavel Alekseyevich Cherenkov, Il’ja Mikhailovich Frank e Igor Yevgenyevich Tamm pela descoberta e interpretação do efeito Cherenkov.

Devido às altas energias, os fótons viajam como ondas que têm altas frequências e comprimentos de onda curtos. A radiação Cherenkov produzida na água é emitida em um espectro amplo e contínuo, e a maior parte da luz é produzida predominantemente na região azul, violeta e ultravioleta do espectro eletromagnético.

Isto pode ser usado para verificar se as barras de combustível nuclear ainda estão com alta eficiência de forma segura.

Ao utilizar dispositivos de visualização digital Cherenkov, que captam a luz emitida, os Inspetores da AIEA podem verificar se o material e as instalações nucleares permanecem em uso pacífico. Os Estados declaram à AIEA a localização, quantidade, composição química, forma física e uso de seu material nuclear sob seus acordos e a AIEA verifica se as informações relatadas pelo Estado estão completas e corretas.

Pode-se medir a radiação Cherenkov presente nas lagoas onde o combustível irradiado dos reatores nucleares é armazenado e determinar se a quantidade informada de combustível nuclear irradiado é precisa ou não.

nuclear-power.com