Microsoft pretende alimentar data centers de IA e nuvem com energia nuclear
A Microsoft está planejando alimentar seus data centers de IA e nuvem com energia nuclear, usando reatores de pequeno porte. A empresa está buscando um especialista em tecnologia nuclear para liderar a avaliação técnica da empresa na integração de reatores nucleares modulares de pequeno porte e microreatores. A energia nuclear é gerada a partir de fissão nuclear, que é quando um átomo se divide e libera energia como resultado desse processo de divisão.
A inteligência artificial requer uma quantidade significativa de poder de processamento, e a Microsoft está desenvolvendo um plano para alimentar essa computação com energia nuclear, usando reatores de pequeno porte.
Os pequenos reactores nucleares modulares (Small Modular Reactors ou SMR) são uma proposta tecnológica para uma nova geração de reactores nucleares de fissão. Como o nome indica, os SMR são menosres que os reactores tradicionais e podem ser construídos num local e instalados em outro. Apesar de estarem ainda em fase de protótipo, a Microsoft já quer apostar nesta tecnologia.
Saiba mais | acesse as fontes: